Através de uma distribuição de Bíblias em áudio na Guatemala, uma viúva ouviu o Evangelho e está transmitindo a Palavra de Deus aos seus vizinhos.
As Bíblias foram entregues para comunidades de viúvas que vivem sozinhas e nunca ouviram as Escrituras em sua língua nativa.
Segundo o Mission Network News, muitas não falam espanhol e não sabem ler. Portanto, dependem da comunicação oral e falam um dos dois dialetos indígenas: “Poqomchi” ou “Qʼeqchi”.
A missão MegaVoice International foi a responsável pela ação que ocorreu em San Cristobal e vilas vizinhas na Guatemala. As Bíblias também foram doadas e distribuídas por missionários em associação com o Inn Ministries.
Testemunho
LaTonya Lewis, uma missionária envolvida na distribuição, relatou a reação inicial das viúvas ao receber a Palavra de Deus pela primeira vez em sua língua.
“À medida que nos preparamos para distribuir as Bíblias em áudio, não podemos deixar de nos perguntar se os destinatários conseguirão aprender a usar esses tocadores de áudio. A maioria deles não tem educação formal, e aprender a operar até mesmo um simples dispositivo eletrônico pode ser um desafio significativo”, contou LaTonya.
E continuou: “Pessoalmente, conhecer os indivíduos dedicados que passaram suas vidas traduzindo para o povo Pokomchi, e agora ver os frutos de seu trabalho produzidos nesses pequenos dispositivos, me enche de admiração”.
“Agir como uma ponte para conectar esses dois mundos — aqueles que traduziram e produziram as Bíblias e as mulheres que as receberam — traz um profundo senso de propósito e entusiasmo”, acrescentou.
Uma publicação compartilhada por MegaVoice Audio Bibles (@megavoiceglobal)
A missionária explicou que essas mulheres precisarão de orientação e encorajamento contínuos para utilizar as Bíblias em áudio.
“Garantir que elas possam ouvir e se envolver com a Palavra viva é nossa missão”, afirmou ela.
Durante a ação, LaTonya contou que uma das viúvas testemunhou: “Eu moro sozinha, mas esta será minha companheira agora, terei a palavra de Deus comigo e não estarei sozinha”.
“Ela praticamente abraçou a Bíblia próximo ao pescoço desde o momento em que as entregamos e não parou de tocar o tempo todo que estivemos lá”, contou a missionária.
De acordo com LaTonya, a maioria das 64 viúvas da região vive sozinha ou tem alguns netos pequenos, “que foram deixados com elas para cuidar de pais que partiram ou morreram”.
“Elas me disseram repetidamente: ‘Obrigada por vir nos visitar porque ninguém vem nos ver’”, disse LaTonya.
Rosa, foi uma das senhoras que recebeu a Bíblia em áudio. Enquanto observava outras viúvas manuseando o aparelho, ela tentou compreender como usar o tocador de áudio.
“Rosa não sabe ler nem escrever, mas agora, com esta Bíblia em áudio, ela tem a profunda capacidade de ouvir a Palavra de Deus em sua língua”, relatou LaTonya.
“Morando sozinha, este dispositivo traz a presença reconfortante de Deus para sua casa. Temos grande esperança de que isso lhe trará vida e transformação, pois sua Palavra é vida”, concluiu ela.