Esse ano completo 23 anos que me converti ao Senhor. Já vi diversos períodos” da Igreja aqui no Brasil. Já vi quando o neopentecostalismo estava em alta, já ouvi falar muito sobre “prosperidade”, depois um período de se derramar o poder de Deus, agora vejo em muitos lugares pregações mais “humanistas” e por aí vai. O ponto é, a Igreja vai se movendo, alcançando pessoas para Cristo, porém com foco em algumas áreas em determinados períodos da sua história aqui no Brasil.
Jesus certa vez estava indo para Jerusalém e teve que passar por uma aldeia em Samaria. É sabido que judeus e samaritanos tinham suas diferenças, porém, Jesus fazia questão de passar por lá pois veio para alcançar a todos. Os samaritanos recusaram preparar um lugar para Jesus descansar, e seus discípulos de imediato perguntaram ao Senhor se Ele queria que eles orassem para cair fogo do céu e consumir aquelas pessoas. Jesus os repreendeu e os questionou de que lado eles estavam de fato, do bem ou do mal, pois o Senhor não veio para destruir almas, mas para salvar. (Lc9.51-56).
O que eu entendo desse texto é o seguinte, Jesus poderia muito facilmente manifestar seu poder e autoridade e exigir um lugar junto aos samaritanos, porém, o Seu propósito falou mais alto (Ele veio para salvar vidas!). Essa resposta de Jesus chamou minha atenção, não no sentido que Ele veio para salvar vidas, pois esse é o propósito maior de Jesus, mas pelo fato de Ele não usar seu poder e autoridade. O que eu quero dizer é o seguinte, e foi isso que ecoou no meu espírito, grave isso, “O propósito de Deus está acima do poder de Deus”.
Deixe me explicar com mais detalhes, os discípulos tinham recebido poder e autoridade da parte de Deus para a missão, eles tinham poder para clamar aos céus por coisas sobrenaturais, porém, o propósito maior na vida deles não era para manifestar o poder de Deus, mas sim pregar em prol da salvação da humanidade. O propósito de Deus está acima do poder de Deus!
Poderia listar alguns versículos de maneira rápida aqui que endossam essa frase. José do Egito, passou por tudo que passou, foi humilhado e vendido pelos seus próprios irmãos, e depois, em torno de 20 anos, agora com poder e autoridade dada pelo próprio Faraó, ele poderia usar disso para se “vingar”, porém, em Gn 45 José não faz isso, pelo contrário, entendeu tudo que tinha acontecido na sua vida, e sabia que o propósito de Deus para ele estava se cumprindo. E, em vez de se vingar da sua família, Deus queria que ele conservasse em vida toda sua linhagem, que os guardasse, os desse livramento. Tremendo! Novamente, o propósito de Deus na vida de uma pessoa prevaleceu sobre o poder e autoridade que ela tem para exercer.
Davi e Saul nos mostram esse mesmo princípio também. Davi estava fugindo do rei Saul que queria matá-lo, porém, um dia, Saul estava “exposto” e Davi com o seu poder de guerra teve a oportunidade de matá-lo e acabar com essa história. Porém, Davi renunciou a isso e respeitou a unção de rei que havia sobre Saul. Ou seja, ele não usou o poder que tinha, mas entendeu o propósito que Deus havia colocado na vida dele (Que era o de ser o próximo rei!). Ele não quis fazer isso com sangue nas mãos, mas tinha a convicção que isso aconteceria. Enfim, Davi não usou do poder que tinha, sabia que seu propósito estava em curso e tempos depois de fato isso aconteceu.
Por fim, um último exemplo, no episódio em que Jesus é preso em Mt 26, Pedro em seu ímpeto fere a orelha de um soldado, Jesus o adverte imediatamente e o questiona: “Ou não pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que Ele não me daria mais doze legiões de anjos?”. O que Jesus estava dizendo é, “Pedro, eu poderia clamar uma legião de anjos, e aparecerei agora e mataria todos esses soldados… eu tenho esse poder, Pedro, mas não é isso que eu quero, não é para isso que eu vim!”. E Jesus continua falando que isso convinha acontecer, pois estava no plano de Deus, fazia parte do itinerário do propósito de Deus para Jesus! Novamente, “O propósito de Deus está acima do poder de Deus”!
Diante disso, tire um momento de reflexão, avalie a saúde da sua vida espiritual, perceba o que você está buscando mais. Você está buscando mais o poder de Deus, Sua manifestação, os milagres, os sinais, os prodígios? Ou você quer deixar o propósito de Deus trilhar e se manifestar na sua vida? Eu lhe sugeriria focar no propósito de Deus para sua vida, em como Ele pode te usar para ser canal de bênção nessa terra para as pessoas e o reino de Deus. Tenha certeza, que aqui está de fato, a maior realização que você pode ter nessa terra. Deus abençoe.
Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Está desacreditado pelos outros? Confie em Deus!