Cerca de 800 evangélicos albaneses se reuniram no “Dia de Pentecostes” para lembrar que a missão da igreja vai além de seus muros.
Eles recordaram que “Jesus nos ensina que, como igreja, devemos brilhar como uma cidade situada no alto de uma montanha”.
O encontro, que aconteceu após sete concertos evangelísticos, foi realizado em sete praças de Tirana, capital e maior cidade da Albânia, um ex-país comunista.
Mais de 3.000 pessoas tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho. Aqueles que mostraram maior interesse por Jesus foram encaminhados para se conectarem com as igrejas locais.
O evento de Pentecostes foi organizado pela Aliança Evangélica da Albânia (VUSH), em colaboração com as New Life Churches & Momentum e a Aliança de Igrejas de Tirana.
“Foi um momento abençoado ver o corpo de Cristo reunido em adoração, oração e celebração do que o Senhor fez”, disseram os organizadores.
Oração e pregação
Os cristãos evangélicos se reuniram em prol da unidade, oração pela Albânia e pregação da palavra. Gjergji Vjeshta, da “Igreja dos Discípulos de Jesus”, deu início ao encontro, seguido por um período de louvor liderado pela equipe de adoração, que conduziu um tempo comum de canções e adoração coletiva.
O Pastor Ergest Biti, presidente da Aliança Evangélica Albanesa, liderou todo o corpo de Cristo em oração pela nação, pelo governo e pela Igreja.
Em seguida, o Pastor Sabri Kasemi, líder das Igrejas Nova Vida Albânia e coordenador das Igrejas Tirana, que há 29 anos serve com o evangelho na Albânia, pregou uma mensagem aos jovens, incentivando-os a espalhar o evangelho onde quer que estejam. “Chegou a hora dos jovens assumirem a responsabilidade pelo Reino. É nosso coração e desejo ver Jesus pregado por toda a Albânia”, afirmou ele.
Pastor Sabri Kasemi pregando no evento. (Foto: VUSH)
A Aliança Evangélica Albanesa solicitou que todos “orem por um avanço e um renascimento na Albânia”.
Renascendo para o Evangelho
A incrível história da obra de Deus na Albânia tem raízes profundas que remontam à primeira pregação do Evangelho pelo apóstolo Paulo aos ilírios, os ancestrais dos albaneses de hoje no primeiro século (Romanos 15:19), descreveu Ylli H. Doçi, o ex-presidente da Aliança Evangélica da Albânia (VUSH).
Segundo Doçi, as raízes secundárias mais recentes dos evangélicos na Albânia remontam à grande contribuição dos missionários britânicos e americanos nas primeiras décadas de 1800 com a publicação da primeira Bíblia em albanês em 1827.
“Mas a devastação do regime comunista ateu da Albânia foi tão completa que apenas 13 ou 16 crentes evangélicos estavam vivos quando a Albânia recuperou a liberdade em 1991”, relata o ex-presidente.
Doçi destacou que a parte surpreendente da história é que, em menos de 30 anos, Deus ressuscitou a Igreja Evangélica na Albânia das cinzas, reavivando o que antes parecia perdido.
“[Isso aconteceu] a tal ponto que hoje temos igrejas em todos os cantos da Albânia, cerca de 200 igrejas evangélicas de todos os tipos de denominações”.