A maioria das pessoas, penso, já soube do que ocorreu por esses dias num avião. Uma mulher por nome Jennifer, comprou um assento na janelinha e, uma outra, queria que ela saísse pra criança que chorava poder sentar ali, na janelinha. Este é só um resumo bem resumido, tem muito vídeo na internet contando detalhadamente o que aconteceu.
Pulando os detalhes e indo pro final. A intenção de quem filmou e provocou era uma, porém saiu tudo ao contrário. Em questão de horas, a Jennifer saltou de quase 1000 seguidores para mais de 2 milhões de seguidores, propostas de publicidade não param de chegar, não faltam advogados querendo pegar a causa dela e processar quem postou sua imagem, enfim, do dia pra noite, literalmente, ela tornou-se uma figura pública, a vida virou.
Este fato carrega muitos ensinamentos, mas tem uma lição que quero destacar pra todos nós. Coloque-se no lugar da Jennifer, alguém aponta a câmera de um celular pra você e começa a dizer palavras mais ou menos assim: Vou te filmar, vou te tornar famosa, vou te expor, quanta falta de empatia com uma criança…
O que você faria? A verdade é que não tinha nada de bom a se fazer, a não ser o que ela fez, silenciar. Calma, você já vai entender! Arrancar o celular a força pra não ser filmada, sem chance. Começar bater boca, arriscado. Partir pra briga física, burrice. Pra piorar, qual controle ela teria sobre as imagens filmadas? Zero controle. As pessoas postaram e divulgaram o vídeo a fim de fritar a Jennifer, numa intenção clara: vejam que pessoa fria, sem empatia, má, ruim…
Mas a realidade tornou-se outra, a esmagadora maioria da população se posicionou ao lado da Jennifer. E qual a preciosa lição? Vem de uma dica dada por D. L. Moody, um pregador norte americano, já falecido, uma dica que todos nós deveríamos levar pra vida: Cuide do seu caráter que Deus cuida da sua reputação.
A Jennifer fez o que podia, cuidou do seu caráter. Não respondeu, não agrediu, não atacou, apenas suportou a pressão, as provocações, o constrangimento, a humilhação pública dentro de um avião. O que iriam falar dela, quais as consequências, se ela seria cancelada e detonada na internet, nada disso ela teria como controlar,
Mas Deus cuidou da sua reputação, fazendo prevalecer a realidade do ocorrido. Às vezes, estamos exatamente como a Jennifer, numa situação sem aparente saída, sendo injustiçados, detonados, caluniados, e perguntamos quem vai cuidar de nós, quem? Deus cuida! Neste exato momento Ele está olhando por todos que clamam por justiça, Ele vê o que ninguém mais vê, Ele age na hora certa e sempre defende os seus. Creia.
E pensar que tudo começou por causa do assento numa janelinha. Assim começam as graves questões, tendo sempre como combustível o orgulho, o ódio, a cobiça, a carne. Não permita que pequenas questões escalem na sua vida. E quando perceber que vão escalar saindo totalmente de controle, faça pelo menos uma coisa sensata, cuide do seu caráter.
Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: EU ou NÓS?