Missões: Quando a misericórdia está a um esticar do coração!

geral

Eis que eu os envio como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mateus 10:16 NAA).

O Dia Nacional de Missões é uma data que celebra a importância do trabalho missionário no cumprimento da Grande Comissão dada por Jesus: Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações… (Mateus 28:19). Este dia foi instituído para lembrar o compromisso da igreja com o envio e suporte de missionários que levam o Evangelho ao redor do mundo. Nos alerta para a urgência de misericórdia às nossas casas, com nossos filhos, netos, vizinhos e àqueles que estão além-fronteiras e mar.

O movimento missionário global começou a ganhar força com a atuação de pioneiros como William Carey, considerado o “pai das missões modernas”. Carey desafiou a igreja de seu tempo a sair do comodismo e levar o Evangelho às nações, afirmando: “Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas para Deus“. Seu trabalho foi fundamental para a fundação da Sociedade Missionária Batista e para a tradução da Bíblia em várias línguas.

No Brasil, um dos grandes nomes que incentivou o movimento missionário foi Eneias Tognini, pastor da Igreja Batista do Povo, que dizia: “A missão não é uma opção, mas uma obrigação divina. Se queremos seguir a Cristo, devemos seguir o caminho missionário.” Tognini enfatizava que a missão é um chamado universal para todos os cristãos, refletindo a urgência de levar a mensagem de Cristo a todos os povos.

Na Bíblia há várias referências dessa urgência missionária. Como em Isaías 6:8, Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me!  Ou ainda, Romanos 10:13-15, porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!”

Deus: o Maior Exemplo de Missões

O conceito de missão, embora não seja mencionado explicitamente em termos de “missões” nas línguas originais (hebraico, aramaico e grego), está presente de forma clara. Em hebraico, a palavra que reflete a ideia de envio é “shaliah“, que significa “enviado” ou “mensageiro”. No Novo Testamento grego, a palavra utilizada é “apostolos“, que também significa “enviado”. Ambas indicam que a missão é um ato de envio com propósito divino intencional.

A Bíblia diz em Mateus 9:38, Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres enviados por Deus para proclamar Sua mensagem. Abraão foi chamado para ser uma bênção para todas as nações (Gênesis 12:1-3). A serva da esposa de Naamã, general do exército Sírio, tornou-se uma mensageira, mesmo sendo escrava (II Reis 5:2-14). Ester tornou-se uma mensageira, mesmo sendo rainha (Ester 4). Jonas foi enviado a Nínive (Jonas 1:2). No Novo Testamento, Jesus enviou Seus discípulos a pregar o Evangelho, exemplificando a missão de Deus para alcançar o mundo.

Citações de Grandes Missionários

Diversos missionários ao longo da história compreenderam e viveram essa visão. David Livingstone, um dos grandes missionários da África, afirmou: Eu estou preparado para ir a qualquer lugar, contanto que seja para a frente… Deus teve um único filho, e fez dele um missionário. Hudson Taylor, fundador da Missão para o Interior da China, destacou a fé em missões, afirmando: A obra de Deus feita à maneira de Deus nunca terá falta de suprimentos de Deus. Os missionários Morávios afirmavam: Que o Cordeiro receba a justa recompensa pelo seu sacrifício através das nossas vidas.

Elisabeth Elliot disse: Não é o seu nível de competência que Deus procura, mas a sua disposição de dizer ‘sim’ ao Seu chamado.

Don Richardson disse: Deus preparou todo o mundo para o evangelho e o evangelho para todo o mundo. Adoniram Judson afirmou: Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com os seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os seus joelhos.

George Muller falou: O caminho para se obter um espírito de oração é continuar orando. Quanto menos orarmos, menos desejo teremos de orar. O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos.

Essas citações refletem o compromisso e sacrifício daqueles que entregaram suas vidas para levar o Evangelho aos confins da Terra.

Sem oração e ação não há evangelismo e, muito menos, missões!

Alguns exemplos de grandes homens e mulheres que escreveram sobre missões:

William Carey: Autor de An Enquiry into the Obligations of Christians to Use Means for the Conversion of the Heathens (Uma investigação sobre as obrigações dos cristãos de usar dos meios disponíveis para a conversão dos pagãos), obra que deu início ao movimento missionário moderno. Carey insistia que “A missão é tanto sobre obedecer a Deus quanto sobre amar o próximo.”

Eneias Tognini: autor de várias obras que incentivavam o movimento missionário no Brasil, afirmou: “Nenhuma igreja que negligencia as missões pode prosperar espiritualmente.”

Lottie Moon, missionária Batista na China, nas suas cartas, disse: Como o pão da vida pode ser entregue ao faminto sem que nós, como igreja, façamos um esforço pessoal?

John Piper, autor de Let the Nations Be Glad (Que todas as nações se alegrem), sublinhou: Missões não é o alvo final da igreja. A adoração é. As missões existem porque a adoração não existe.

Don Richardson, em Eternity in Their Hearts (Eternidade em seus corações), explora como Deus já preparou o coração das nações para receber o Evangelho, destacando a importância de entender as culturas ao evangelizar.

Rosalee Appleby, em seus escritos sobre missões, enfatiza a necessidade de uma abordagem relacional e culturalmente sensível ao evangelismo, reconhecendo que cada povo tem sua própria história e contexto.

Visão Geral de Missões

Billy Graham, o evangelista comentou: O evangelho não tem fronteiras; ele deve alcançar a todos, de todas as nações, tribos e línguas. Myles Munroe, autor e palestrante, destacou a necessidade de uma visão clara nas missões: A visão de Deus é para todas as nações e isso inclui você. Quando você entende sua parte na missão de Deus, você começa a viver com propósito.

O pastor e escritor A.W. Tozer afirmou: Se a igreja fosse tão espiritualmente poderosa quanto deveria, o mundo já teria sido ganho para Cristo. A missão não falhou, mas a igreja sim.

Amy Carmichael, missionária irlandesa, disse: Você viu o Calvário? Se viu, você não pode mais viver para si mesmo.

Deus destaca a missão como um elemento essencial no chamado de Israel para ser “uma luz para os gentios” (Isaías 49:6), refletindo o papel de cada pessoa que teme a Deus. A ideia de missão está relacionada à responsabilidade de Israel (e da Igreja) em viver os mandamentos de Deus de forma que o mundo reconheça o único Deus verdadeiro.

Jesus, ao longo de Seu ministério, exemplificou essa missão ao alcançar os marginalizados, como a mulher samaritana (João 4) e o centurião romano (Mateus 8). Ele mostrou que a salvação não era restrita a Israel somente, mas destinada a todas as nações.

O apóstolo Paulo ecoou essa visão, afirmando que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). Por isto que a benção de Abraão é um chamado missionário, em Gênesis 12:3, E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Evangelismo é uma igreja crescendo onde está. Missões é uma igreja crescendo onde não está – Ralph Winter 

O Dia Nacional de Missões é um lembrete da responsabilidade de cada cristão em participar ativamente da obra missionária. Seja indo, orando ou contribuindo, a missão de Deus para alcançar as nações continua sendo um chamado claro nas Escrituras e na história da igreja. Como John Wesley disse: O mundo é a minha paróquia, lembrando-nos de que o Evangelho deve ser levado a todos os lugares e a todos os povos.

A verdadeira missão é um chamado à paz e à reconciliação com Deus, refletindo o amor de Deus em um mundo que anseia por esperança e salvação. Como está escrito em Mateus 24:14, E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Maranata! Ora, vem, Senhor Jesus!

A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada. É um mandamento a ser obedecido. – Hudson Taylor

 

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo em Vila Mariana – SP. Bacharel em Ciência da Computação e Teologia. Mestrado em Ciência da Computação, Doutorado em Teologia e MBA em Vendas, Marketing e Geração de Valor. É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), executivo de tecnologia, mentor de carreiras executivas, conselheiro administrativo, palestrante, conferencista e autor de vários livros.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Quando Deus vai às guerras: um chamado à paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *