O que é um pai espiritual? Pastor fala sobre o chamado de Deus para a liderança

geral

O que é um pai espiritual? Na última terça-feira (20), o pastor Joel Engel abordou o tema trazendo um alerta para a liderança cristã: as ovelhas devem ser enxergadas como filhos espirituais e não apenas como membros de uma igreja.

“Ouvi o comentário de um pregador conhecido que dizia: ‘Não existe pai espiritual. O pastor tem a função de pastorear suas ovelhas, mas é pai apenas de seus filhos’”, contou Engel. 

Para Engel, no entanto, essa é uma perspectiva limitada do chamado pastoral. “Eu acredito que um pastor que não é pai espiritual de suas ovelhas, sempre irá tratá-las como gado. Um pastor que trata seu povo como gado, nunca vai tratar como filho”, afirmou.

Ao mencionar 1 Samuel 16:1-2, Engel destacou que a verdadeira paternidade espiritual acontece quando há um envolvimento profundo com as ovelhas. 

“Um pai espiritual chora por seus filhos espirituais, um vendedor de gado não. Um pastor que conta seu povo por números e chama seus filhos de membros não entende a verdadeira essência do pastoreio”, disse.

Paternidade bíblica 

Engel prosseguiu, traçando um paralelo entre as responsabilidades de um pai natural e de um pai espiritual. “O pai natural gera filhos, debaixo da graça de Deus, para multiplicar a sua semente. Ele fornece alimento, provisão, proteção e segurança. Mas não é só nosso corpo que tem necessidades a serem preenchidas, a nossa alma também.” 

Ele destacou que, assim como o pai natural prepara os filhos para as batalhas da vida, o pai espiritual prepara seus filhos para as batalhas espirituais, oferecendo a Palavra de Deus como alimento. “O pai natural deixa bens como herança, o pai espiritual deixa uma herança celestial.”

Davi, segundo Engel, foi um exemplo de pastor que entendeu essa dinâmica. “Davi cuidava de suas ovelhas como se fossem filhas. E esse tipo de pastor foi chamado como homem segundo o coração de Deus. É assim que Deus também trata seus filhos: não importa sua condição, Deus os vê como filhos amados.”

Davi: O exemplo do bom pastor

Engel fez então uma reflexão sobre a vida de Davi, o pastor de ovelhas que se tornou rei de Israel. “Davi era o filho menos importante da casa. Era o filho sem nome. Mas um dia, dos céus, Deus diz: ‘Eu tenho o seu nome gravado na palma da minha mão. Seu pai pode ter esquecido o seu nome, mas eu não esqueci.’” 

O pastor ressaltou que, enquanto os irmãos de Davi foram reprovados, Deus encontrou Davi, que estava fielmente cuidando das ovelhas, lutando contra leões e ursos para defendê-las.

Essa dedicação, segundo Engel, é o que define um verdadeiro pastor e pai espiritual. “É esse coração de amor e proteção que Deus busca em seus pastores. Um pastor que não apenas guia, mas ama, protege e chora por suas ovelhas como um verdadeiro pai espiritual.”

A unção de Deus está no amor

Em uma mensagem direta aos pastores, Engel lembrou a importância de receber cada pessoa que se converte a Jesus como um filho: “Cada pessoa que ganhamos para Jesus não é só uma ovelha. Podem passar muitos anos e eles cometerem coisas absurdas. Mas sempre que eles voltam para casa, os recebemos com uma festa. É o amor que há entre pastores e ovelhas, que na verdade são pais e filhos.”

Para reforçar essa mensagem, Engel citou Isaías 49:15, onde Deus compara seu amor a um amor materno: “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!” A passagem foi utilizada para ilustrar que, assim como Deus não esquece seus filhos, um pastor verdadeiro jamais deve esquecer aqueles que estão sob seus cuidados espirituais. Afinal, como disse Engel, “a unção de Deus está no amor.”

Veja a pregação completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *